Hoje em dia, os emails de phishing estão cada vez mais sofisticados, havendo problemas por exemplo na identificação da legitimidade de um site mesmo com a apresentação da cifra verde.
O email é uma das principais formas de phishing, e existem certas caraterísticas para as quais o utilizador deverá sempre estar atento para que consiga evitar ser vítima deste tipo de ataque
No mundo da cibersegurança, todo o cuidado é pouco, e o elemento humano é o mais frágil dentro das organizações, daí que seja importante todas as pessoas estarem preparadas a detetar este tipo de ataques e não causarem danos nefastos às empresas.
Desta forma, são os 10 sinais:
- Não confiar no nome da pessoa que envia o email: repara sempre no email original da pessoa que enviou
- Não cliques nos links presentes no email
- Repara nos erros de escrita
- Presta atenção à forma como trata a pessoa (Sr., Dear, etc)
- Será que o email pede ao destinatário informações pessoais? Cuidado neste ponto
- O caráter do email é urgente? Isto é, em todo o email encontras algum indício de que a pessoa que envia o email quer que faças alguma coisa com alguma urgência?
- Repara na assinatura do email: os legítimos têm sempre no fundo uma assinatura completa
- Cuidado com os anexos
- Estás à espera de receber um determinado email? Se não estás à espera de nada ou que alguma organização te envie um email para tu realizares alguma ação, o melhor é reportares a situação
- Reporta o email que recebeste. Se não tiveres a certeza de que foi o teu banco a enviar-te um email, reporta esse mesmo email ao banco e esclarece.
Mais informações em: gbhackers.com