Palavras-chave
-Em geral, uma palavra-chave forte tem uma letra maiúscula, um número e caracteres especiais e um mínimo de seis caracteres.
- Não use palavras-chave com nomes, datas de aniversário, nomes de animais de estimação, números de telemóvel, etc
- Não use nomes ou palavras de dicionário seguidos de números, como Fireman1, Basebol1234
- Não partilhe palavras-chave em muitos serviços, ou seja, a mesma password para o gmail, cartões de crédito, redes sociais, etc.
- Não use palavras-chave sequenciais para diferentes serviços, como por exemplo password10, mypassword11, mypassword12, etc.
- Não guarde as suas passwords debaixo do teclado, secretária ou mesmo no correio eletrónico, telemóvel. O melhor lugar será sempre no cérebro, depois o melhor sítio é em papel na sua carteira.
- Se tiver uma má memória, use frases com caracteres especiais. Por exemplo: ILoveChocolate - 1L0v3Ch0c0l@t3
- Preste atenção a quem estiver à sua volta, aquando do momento de digitação da sua password
- Nunca diga a sua palavra-passe a ninguém, incluindo os seus amigos, o serviço de apoio ao utilizador, etc.
- Termine sempre a sua sessão
Políticas de segurança para computadores de empresas
- Termine a sua sessão sempre que sair do computador
- Não guarde informação pessoal, como números da segurança social, no computador ou em quaisquer pastas de rede que não estejam protegidas
- Se receber um alerta de antivírus, reporte-o imediatamente.
- Não instale nenhum software ou aplicação que que não tenha sido especificamente autorizado
- Mantenha o seu computador e antivírus atualizados, arranje tempo para tratar da manutenção do seu computador
- Leia alertas de informática e entenda-os. Não clique neles apenas para se livrar deles. Adira às políticas de navegação na Internet.
Políticas de privacidade
Uma das principais questões aqui tem a ver com a ação tomada por parte de muitos sites, nomeadamente redes sociais, quanto à informação que os utilizadores colocam nas suas páginas pessoais.
Recomenda-se que os utilizadores leiam as políticas de privacidade dos sites e verifiquem como é que os websites usam a informação que postamos. O que acontece é que em muitos casos uma das políticas de privacidade dos sites é manterem a informação, por vezes, indefinidamente, mesmo depois de ter sido apagada pelo utilizador. O que podemos retirar daqui? Hoje essa informação pode parecer irrelevante, mas mais tarde pode ter efeitos devastadores na reputação de alguém quando se candidatar a algum trabalho.