top of page

Brasil multa o Facebook pela partilha imprópria dos dados dos seus utilizadores ao abrigo do escânda


A multa ficou em 1.65 milhões pela gigante tecnológica ter partilhado dados sem autorização. De acordo com uma análise efetuada por advogados do Brasil, o Facebook havia sido responsável por uma prática abusiva que permitia aos desenvolvedores da aplicação "This is your Digital Life" aceder a dados de 443 mil utilizadores no Brasil.

A aplicação estava disponível desde 2014 e pedia aos utilizadores para que, por 1 ou 2 dólares preenchessem um questionário online, e pedia acesso ao perfil dos utilizadores, sendo que mais de 270 mil deram permissão de uso dos seus dados pessoais para investigação académica.

A mesma aplicação oferecia uma previsão de personalidade, e era publicitada como sendo uma app de investigação usada por psicólogos. Era uma ferramenta poderosa para traçar o perfil dos utilizadores através da reunião de informação da sua rede de contactos.

O Ministro da Justiça Brasileiro apontou o facto de que o gigante tecnológico falhou em informar adequadamente os seus utilizadores acerca das consequências das definições de privacidade por defeito, não tendo sido transparente neste aspeto.

Mais informações: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-12-30/brazil-fines-facebook-1-6-million-for-cambridge-analytica-saga

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page