O Stuxnet é um ataque conjunto tanto das agências americanas como israelitas, além da GCHQ (Agência de Comunicações de Inglaterra). Consiste numa série de ferramentas avançadas direcionadas a sistemas de controlo industrial da Siemens. Foi uma reprogramação do PLC (Controlador lógico programável) para centrifugadores de instalações nucleares. Este vírus foi construído para fins de sabotagem e aproveita-se, efetivamente, de uma falha acidental no equipamento.
Este vírus deu primeiro que falar em 2010 quando interferiu com o programa nuclear de Natanz, do governo de Teerão.
A polícia de Israel não comenta o ataque que os atingiu recentemente, a verdade é que muitos documentos referentes a armas nucleares do Irão, alegadamente, foram roubados por ciber-espiões.
O Departamento de Relações Públicas desmentiu tudo isto, defendendo que a informação relatada foi tirada completamente fora do contexto, e clarificou o facto de que sabiam haver um risco elevado de intercetação no caso de chamadas que não eram encriptadas por parte da polícia do Irão quando iam para fora do país.
Para mais informações, consulta este link: https://www.bleepingcomputer.com/news/security/new-stuxnet-variant-allegedly-struck-iran/