A Blackberry anunciou uma plataforma de colaboração dentro dos workspaces da BlackBerry e que contêm uma nova funcionalidade - recuperar de um ataque de ransomware - permitindo que as empresas recuperem dos ciber-ataques.
Esta funcionalidade irá ajudar as organizações a reduzirem o dano causado por este tipo de ataques, isto através do congelamento da conta dos users afetados.
Com estes workspaces, os administradores podem verificar os logs dos users para conseguirem ver os ficheiros, pastas afetados, e assim poderem retorná-los a um estado previamente configurado e antes do ataque, e sem qualquer tipo de restrição. Ora, só o facto de poderem ser removidos apenas os ficheiros infetados ajuda com a perda do trabalho e produtividade que às vezes vêm dos mecanismos/processos de recuperação. “Beyond data loss, opportunity costs, and reputational risks, downtime resulting from ransomware attacks can inflict real harm on customers in any industry, including healthcare or public safety, where the consequences of any delay can be catastrophic,” said Billy Ho, Executive Vice President of Enterprise Products, BlackBerry. Esta nova funcionalidade irá estar disponível nas edições BlackBerry Workspaces Collaborate e Secure Plus sem qualquer custo adicional.
"Connected endpoints in the Enterprise of Things (EoT) have transformed how companies work, deliver goods and services and solve problems, but they also leave companies vulnerable to cyberattacks."
A BlackBerry ajuda a proteger as organizações do ransomware através de soluções de software seguro, incluindo os workspaces, parceriais e integração com diversos vendors aplicacionais mobile de deteção de ameaças, além de consultoria de cibersegurança por parte da equipa de consultoria, que oferece avaliações de suscetibilidade a este tipo de ataques; isto, para poder ajudar as organizações a reverem o seu estado de proteção face às novas ameaças e desenharem novas estratégias de cibersegurança que vão de encontro à mitigação dos ataques.